Estamos há menos de 24h para estreia inédita do Camboriú Futebol Clube no Campeonato Brasileiro da Série D de 2023. E, neste domingo (7), a partir das 18h, o Time da Capital da Pedra dá o ponta pé inicial na competição nacional contra o Novo Hamburgo, no Estádio do Vale, em Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul.
Mas calma, esse espaço não é específico para falar da Cambura, mas sim do seu primeiro adversário da competição, o Novo Hamburgo. Então, a partir de agora você terá a oportunidade de conhecer um pouco sobre a história da equipe gaúcha.
O Clube
De acordo com o site oficial do clube (clique aqui), a história do Esporte Clube Novo Hamburgo é uma das mais belas do futebol gaúcho e brasileiro, sendo escrita por pioneiros e abnegados desde seu surgimento no apogeu da colonização alemã na Região Metropolitana do Rio Grande do Sul. Foi fundado em 1° de Maio de 1911 por membros de etnia alemã e nascido em território leopoldonse, 26 anos antes da emancipação da cidade de Novo Hamburgo.
Você sabia?
Por muito pouco o clube não se chamou Adams Futebol Clube, mas a corrente vencedora sempre buscou levar o nome da cidade em sua camiseta. Era fundado, então, o Sport Club Novo Hamburgo, que depois viria a ser Esporte Clube Novo Hamburgo, o Noia – apelido carinhoso dado ao clube como desinência da pronúncia alemã Neue Hamburg.
2017: O ano histórico do Nóia
Temporada histórica em que o Noia chegou ao panteão seleto de clubes do interior com título de Campeão Gaúcho, eliminando os dois times da dupla Gre-Nal. Depois de uma arrancada histórica, com vitória nas seis primeiras rodadas, o Anilado liderou o Gauchão de ponta a ponta. Na fase de playoffs, o time de Beto Campos eliminou São José/POA (duas vitórias de 1 a 0) e desbancou o Grêmio nas semifinais (empates de 1×1 e vitória nos pênaltis). Na decisão, mesmo com o favoritismo colorado, empatou com autoridade em 2 a 2 no Beira Rio e, no último e decisivo jogo, transferido de última hora para o Estádio Centenário (Caxias do Sul), o empate em 1 a 1 levou a decisão para os pênaltis. Com gol do zagueiro Pablo, o Novo Hamburgo conquistou o seu primeiro título gaúcho em 106 anos de história. Um feito irreparável na história gloriosa do Noia.
Você sabia?
Sete dias após conquistar o sonhado título de Campeão Gaúcho, o Noia perdeu uma de suas referências, o patrono Reinaldo Von Reisswitz, faleceu no dia 14 de maio de 2017. Ele esperou até seus 94 anos, para ver seu Noia conquistar esse feito. E o mais interessante, que ele sabia que aquele seria o ano em que o Clube conquistaria esse título. Em uma entrevista, para equipe da RBS TV , ele emocionou os anilados, ao final da reportagem pedindo aos jogadores que conquistassem esse título. Reinaldo foi um grande colaborador do anilado. Foi presidente do clube em 1971, colaborador de todas as horas, integrante de diversas diretorias, um apaixonado pelo Noia. Torcedor de um só clube, incentivador, agregador, um legítimo anilado. O memorial do clube leva seu nome.
2018: Perca irreparável
Um fato triste marcou o ano do Noia. No dia 23 de julho de 2018, aos 54 anos, faleceu o técnico campeão Gaúcho Beto Campos. O comandante que esteve à frente da equipe no título gaúcho de 2017 e também no Gauchão de 2018. Além de treinador, Beto Campos também marcou sua história no Noia, como atacante da equipe, fazendo o torcedor anilado comemorar com os gols marcados.
O Estádio do Vale
Uma das grandes conquista do Esporte Clube Novo Hamburgo, para o seu centenário, foi a construção do novo estádio. O Estádio do Vale está localizado na rua Santa Tereza, no bairro hamburguense Liberdade, em Novo Hamburgo. A construção desse foi o esforço obstinado para preservar o patrimônio da torcida anilada e o esforço para renovar-se e estar preparado para novos desafios.
A casa do presente e do futuro
O novo estádio conta com três lances de arquibancadas cobertas, totalizando 12.000 lugares.
A nova casa anilada tem, do pavilhão principal com 3.500 lugares, três lances de arquibancadas cobertas que totalizarão 12.000 lugares no estádio. Um pátio com estacionamento para 300 carros, ampliado para 500 carros futuramente complementa o projeto do novo estádio anilado, que foi concebido para contemplar além do conforto, a simplicidade, praticidade e funcionalidade. Dessa forma, o ECNH contará com uma das mais belas e modernas praças esportivas do futebol nacional, com a promessa de ser palco de grandes emoções para a torcida anilada.
Ficha Técnica
Área Total: 5 hectares (50.000m²)
Área do Pavilhão Social: 4.200m²
Capacidade Provisória/Total: 4.000/12.000 pessoas
Dimensões do Gramado: 105m x 70m (oficial) – 55m x 30m (Sete)
Tipo de Grama: Bermuda Tif Way 419
Camarotes: 20 camarotes com 10 lugares e 16 cabines para imprensa (rádio e televisão)
Arquiteto: Fernando Ruduit
Engenheiro: Lúcio Dannenhauer
As torcidas do Novo Hamburgo
É o grito da arquibancada que move o anilado, são as pessoas da comunidade que fazem um clube forte. O Orgulho de ser anilado estampado no rosto da nossa torcida!
A primeira Torcida Organizada que o clube teve foi no período do Estádio dos Taquarais. A Torcida Organizada Pela Grandeza do Sport, a PGS, reunia funcionários e patrões da extinta fábrica de calçados Adams, de Novo Hamburgo.
Depois da PGS vieram muitas outras, como a Carrossel Anilado, Dragão Azul (formada a partir da extinção da Carrossel), Bafo na Nuca, Camisa 12, InflaNóia, Fogo Anil, Nação Anilada, Paranoia e, recentemente, os Vikings Anilados.
Fogo Anil
Autoproclamada uma torcida não organizada, é composta de torcedores que amam o clube sem exigir nada em troca. Nascida do fanatismo anilado, foi batizada de Fogo Anil pela proposta de seus fundadores, Parahim Neto e Luciano Arnecke, de levar às arquibancadas a até então inédita presença de fogos e fumaças coloridos. Sua data de fundação é 15.03.1998, data que marcou uma espetacular vitória de virada do Anilado sobre o São José/POA por 3×2. Por ser a primeira torcida a levar um show pirotécnico à então casa anilada, o Estádio Santa Rosa, a Fogo Anil acabou influenciando outras organizadas, fazendo do estádio um reduto com crescentes espetáculos que acolhem e incentivam melhor o seu time local.
Fonte: Site Oficial do Esporte Clube Novo Hamburgo