O jovem técnico, de 39 anos, chega ao Barra após comandar o ABC-RN em 17 jogos (Campeonato Potiguar, Copa do Brasil e Copa do Nordeste) neste ano, somando seis vitórias, dez empates e apenas uma derrota. Rafael Lacerda ganhou visibilidade no Amazonas, em 2022 e 2023. No time do Norte, o treinador conquistou o acesso à Série C (2022) e o título amazonense (2023).
Natural de São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, o treinador comandará pela primeira vez uma equipe catarinense. No Barra, Rafael irá substituir Eduardo Souza (demitido após eliminação na semifinal do catarinense para o Criciúma).
O ex-zagueiro pendurou as chuteiras em 2018 e iniciou a carreira como técnico logo em 2019. Sua primeira equipe foi o Caxias-RS, depois passou por Aimoré-RS, Amazonas-AM e ABC-RN. Como jogador, Rafael Lacerda jogou por várias equipes no Brasil. Em Santa Catarina, ele passou pelo Concórdia.
O novo técnico vem para a disputa do Campeonato Brasileiro Série D, o qual o Barra FC estreia no dia 28 de abril, em casa, contra o Novo Hamburgo-RS. O pescador está no Grupo A8, junto com Avenida, Brasil de Pelotas, Cianorte, Concórdia, FC Cascavel, Hercílio Luz e Novo Hamburgo.
Foto de Capa: Jadison Sampaio
Autor: Pedro Gaya