1° de Maio: Dia do Trabalhador!

No dia 1° de maio de todo ano comemora-se o Dia do Trabalhador. Há quem sempre lembre dessa data, ou também quem sempre espera, com ansiedade, pela chegada do primeiro dia de maio de todo ano. Espera essa que faz muitos se programarem para um feriado com a família, uma viagem prolongada, um descanso merecido, ou até mesmo a união para um manifesto em prol de milhares de trabalhadores.

Mas e você? O que faz no dia 1° de maio de todo ano? Ou melhor… Você sabe porque o dia 1° de maio é considerado o Dia do Trabalhador? Vem comigo que eu vou te explicar!!!

Entenda um pouco sobre o dia 1° de Maio:

De acordo com site Toda Matéria, em publicação feita pela Professora Licenciada em Letra, Daniela Diana, o Dia do Trabalho, ou Dia do Trabalhador, é celebrado em vários países do mundo em 1.° de maio, dia que é feriado no Brasil e em mais cerca de 80 países.

Esta data comemorativa é dedicada à conquista de todos os trabalhadores durante a história. Por isso, apesar de seu nome completo ser Dia Mundial do Trabalho, muitas pessoas preferem usar Dia do Trabalhador, porque esta é uma forma de homenagear os trabalhadores.

O dia do trabalhador surgiu decorrente da greve operária que ocorreu em Chicago, nos Estados Unidos, em 1.º de maio de 1886. Esse episódio teve como mote a luta pela melhoria das condições de trabalho:

a redução de jornada (de 13 horas para 8 horas)
-o aumento de salários
-o descanso semanal e as férias

Organizados pela Federação Americana do Trabalho, esse evento contou com a participação de milhares de operários que se reuniram nas ruas da cidade.

Denominada de Revolta de Haymarket (Haymarket Affair), em 4 de maio de 1886, durante o confronto com a polícia, uma bomba explodiu, resultando em mortos e inúmeros feridos.

Diante disso, em 1889, na França, foi instituído o Dia do Trabalho em homenagem às pessoas que perderam a vida lutando pelos seus direitos, que ficaram conhecidas como os “Mártires de Maio”.

Dia do Trabalho no Brasil

No Brasil, o Dia do trabalho foi instituído no governo de Artur Bernardes, em 1925. Antes disso, em 1917, ocorreu em São Paulo uma greve geral.

Os operários e comerciantes da cidade permaneceram em greve durante dias, por conta das condições precárias de trabalho. Dentre o que eles reivindicavam, estava:

-o aumento de salário;
-a redução da jornada de trabalho;
-a proibição do trabalho infantil;
-a proibição do trabalho feminino à noite.

Durante os meses de junho e julho de 1917 outros trabalhadores se juntaram ao movimento. Como resultado, as condições melhoraram e parte das reivindicações foram atendidas. Assim, os trabalhadores conquistaram, dentre outras coisas, o aumento de 20% de salário.

Na Era Vargas, foi dado mais um passo em direção a essas melhorias. No dia 1.° de maio de 1940, Getúlio Vargas instituiu o salário mínimo no país e, no mesmo dia, em 1941, a data foi utilizada para marcar a criação da Justiça do Trabalho.

Em 1.° de maio de 1943 foi anunciada a Consolidação das Leis de Trabalho (CLT) no País. Por esse motivo, quando há aumento do salário mínimo, geralmente é realizado nesta data.

1º de Maio: Dia do Trabalhador! Dia de homenagear todos aqueles que, com determinação, exercem as suas profissões com amor no coração.

E é com essa frase que nós, da equipe StockSports e Comunicação, relembramos esse dia com carinho e desejamos a todos(as) os(as) trabalhadores(as), um Feliz Dia do Trabalhador. Que essa data possa sempre ser lembrada com muita luta, determinação e, principalmente, com amor em tudo o que é feito!

Fonte: https://www.todamateria.com.br/dia-do-trabalho/
Foto: https://www.guiadacarreira.com.br/blog/tipos-de-profissoes/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias relacionadas

Copa Santa Catarina - 2024 -1° Fase

PosTimeJVEDPts
1761019
2733112
3733112
4724110
572329
671245
770525
870161

P: partidas; W: vitórias; D: empates; L: derrotas; Pts: pontos.

Últimos jogos da Copa SC - 2024

DataEventoHorário/ResultadoCampoRodada
Marcílio Dias x Concórdia
Estádio Dr. Hercílio Luz
Final (jogo de ida)
Concórdia x Marcílio Dias
Estádio Domingos Machado de Lima
Final (jogo de volta)

Redes Sociais