Barra tem 2024 como ano mais importante de sua história; conheça alguns jogadores e comissão técnica do Pescador

O Barra Futebol Clube encara 2024 como o ano mais importante de seus 10 anos de história, isso porque será a primeira vez que o clube jogará uma divisão nacional, o Campeonato Brasileiro Série D. A contratação da comissão técnica e dos atletas iniciou em setembro, e no mesmo mês o novo treinador do Barra, Eduardo Souza, foi apresentado para 2024.

O novo técnico tem passagens pelo Atlético Goianiense, Aparecidense e Londrina, seu último clube. No ‘Dragão’ (Atlético-GO), Eduardo Souza somou 319 dias comandando a equipe em diferentes períodos. Sua trajetória iniciou em 2020 e se estendeu até fevereiro de 2022, quando foi para a Aparecidense e somou nove jogos, sendo duas vitórias, três empates e quatro derrotas. O retrospecto de sua carreira em campeonatos nacionais é o seguinte: disputou 37 jogos nas séries A e B, conquistando nove vitórias, 12 empates e 16 derrotas.

Foto: Rafael Martins/SM Sports

Rafael Piccinin – auxiliar técnico

Piccinin retorna ao Pescador após sucesso no Campeonato Catarinense deste ano. Iniciando sua jornada como auxiliar técnico, o profissional assumiu o comando técnico do clube na partida contra o Marcílio Dias, vencendo o confronto por 3 a 1, após desligamento de Hemerson Maria. Na sequência, somou mais duas vitórias, dois empates e duas derrotas, classificando o Barra FC à Série D do Campeonato Brasileiro e terminando o Catarinense na quarta colocação, após chegar às semifinais do torneio.  Após a grande campanha com o Pescador, Rafael comandou o Avaí sub-17.

Foto: Barra/Divulgação

Carlos Bedin “Gamarra” – preparador físico

Essa será a primeira experiência do profissional no Barra FC. Gamarra, contudo, tem vasta experiência no futebol catarinense, tendo trabalhado no Marcílio Dias, Criciúma, Joinville e, mais recente, Concórdia. Além disso, também fez parte da preparação física de grandes equipes do futebol brasileiro como Cuiabá, Paysandu, Caxias, ABC e Brasil de Pelotas.

Quatro jogadores que estavam na histórica campanha do estadual deste ano retornaram. Adilson Bahia, Roldan, Natan Costa e Ewerton já estão integrados ao elenco do Pescador.

Adilson Bahia

Adilson Reis da Anunciação, de 31 anos e nascido em Salvador (BA), atua como centroavante (podendo executar a função de meia ofensivo) e teve uma boa temporada neste ano. O jogador ambidestro passou por três times durante o ano: disputou o Campeonato Catarinense pelo Barra FC, reforçou o elenco do Floresta (CE) no Brasileirão Série C até a oitava rodada e foi contratado pelo Athletic Club (MG) para o decorrer da Série D do Campeonato Brasileiro.

Foto: reprodução/Instagram

Bahia foi peça fundamental até a semifinal do estadual com o Barra, além de conquistar a classificação para a Série D em 2024 e ser o artilheiro do campeonato. Também conquistou o acesso ao Campeonato Brasileiro da Série C com o Athletic Club, após eliminar o Bahia de Feira nas quartas de final.

Adilson Bahia tem passagens por vários clubes como: Mirassol (SP), CRB (AL), Hapoel Haifa (Grécia), Portuguesa (SP), Ferroviário (CE), Botafogo (PB) e outros.

O atacante chega ao Pescador com a bagagem de 34 jogos, seis gols, oito assistências e 1902 minutos jogados em 2023.

Roldan

Matheus Roldan Santos, de 27 anos, é destro e atua como volante e meia central. O atleta atuou em quase todas as partidas do Barra no Campeonato Catarinense deste ano (não jogou as duas primeiras partidas contra Brusque e Criciúma) e, após isso, foi para o Floresta (CE) disputar o Brasileirão Série C.

Gol na semifinal do Campeonato Catarinense 2023 – Foto: Beno Küster/Barra F.C

No Floresta (CE), o atleta disputou 16 jogos no campeonato nacional, ficando na 14º colocação com 23 pontos em 19 partidas. O jogador foi formado nas categorias de base do Atlético Mineiro, passou por Caldense (MG), AD Sanjoanense (Portugal), Pouso Alegre (MG) (conquistou o acesso à Série C sendo titular em toda Série D de 2022), Lemense (SP) e outros.

Roldan marcou um gol durante o ano, na partida de ida da semifinal do Campeonato Catarinense contra o Brusque. Em 2023, o volante soma 29 jogos, um gol, seis assistências e 1904 minutos jogados.

Natan Costa

Foto: reprodução/Botafogo-PB

O piauiense de 28 anos, Natanael de Sá Costa, conhecido como Natan Costa, atua como volante e jogou todas as partidas do Campeonato Catarinense 2023 pelo Barra Futebol Clube. O jogador é destro, possui 1,85m e passou pelo Botafogo da Paraíba (PB) além do Pescador. No estadual, das 15 partidas disputadas, Natan Costa jogou 90 minutos em 13 delas.

Além disso, marcou dois gols durante a competição. Contra o Avaí, numa vitória histórica por 4 a 3, e um na vitória por 2 a 1 sobre a Chapecoense, em Chapecó, pelas quartas de final. Pelo Botafogo da Paraíba, o atleta viveu altos e baixos. A equipe chegou a se classificar para a segunda fase, mas não obteve sucesso em subir para a Série B.

O volante tem passagens por Central (PE), Sub-23 do Santos (SP), Tombense (MG), São Bernardo (SP), Sampaio Correa (MA), Ferroviário (CE) e outros. Neste ano, Natan Costa realizou 31 jogos, marcou cinco gols, deu nove assistências e teve 2124 minutos jogados. 

Ewerton

Foto: Canindé Pereira/América FC

Ewerton Ferreira da Silva, de 25 anos e natural de Santo Antônio (RN), atua como goleiro e passou por duas equipes em 2023. O atleta de 1,90m é formado nas categorias de base do América (RN) e pertence ao clube potiguar desde o início de sua carreira, em 2016.

O goleiro foi titular do Barra FC em todos os 15 jogos pelo Campeonato Catarinense. Após completar sua passagem em solo catarinense, Ewerton retornou ao América (RN) mas não foi utilizado constantemente. O atleta atuou em apenas dois jogos, no empate com o Botafogo da Paraíba pelo Campeonato Brasileiro Série C e na final do Campeonato Potiguar contra o maior rival, ABC. O América foi campeão após vencer a primeira partida (Ewerton foi o goleiro titular) e empatar a segunda.

Ao todo, foi relacionado em apenas sete partidas pelo “Mecão”. Além disso, Ewerton soma 59 jogos pela equipe principal do América desde 2016. Foi emprestado ao CRB em 2021, atuando em apenas uma partida, emprestado ao Confiança (SE) em 2022, atuando em 22 jogos, e ao Barra em 2023.

Em 2023, Ewerton soma 17 partidas, 22 gols sofridos e 1530 minutos jogados (1350 minutos pelo Barra).

Foto de capa: Beno Küster/Barra F.C

Autor do texto: Pedro Gaya

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias relacionadas

Copa Santa Catarina - 2024

PosTimeJVEDPts
1651016
2632111
362319
462319
561326
661235
760515
860151

P: partidas; W: vitórias; D: empates; L: derrotas; Pts: pontos.

Próximos jogos da Copa SC - 2024

Redes Sociais