A segunda rodada do Catarinão 2025 teve início no último sábado, com as partidas envolvendo a dupla da capital. Em Brusque, o Marreco recebeu o Leão e ficou no empate em 0 a 0, com portões fechados devido a briga generalizada entre as torcidas, na partida da semifinal do ano passado, na Arena Joinville.
O Brusque foi melhor na partida, com o Avaí buscando os contra ataques, mas com a pontaria descalibrada. No segundo tempo, a partida ficou paralisada por 4 0 minutos, já que houve um choque de cabeça do zagueiro Eduardo Brock.
O atacante Alef Manga, do Avaí, foi xingado por um dirigente do Brusque, durante a paralisação, já que ele ficou suspenso por um ano, em virtude de participar de apostas fraudulentas, em 2023. A partida com portões fechados permitia apenas que dirigentes da equipe e membros da imprensa estivessem dentro do estádio.
Em Florianópolis, no estádio Orlando Scarpelli, o Figueirense recebeu o Hercílio Luz e também ficou no empate, só que com gols. O Alvinegro estava com a vitória na mão, mas tomou um gol aos 49 minutos do segundo tempo.
Os gols da partida foram marcados por Jhonny Douglas, no primeiro tempo para os donos da casa e Ingro, para os visitantes, no epílogo da partida.
Em Criciúma, uma partida valendo por duas competições, o Tigre derrotou o Concórdia pelo placar de 2 a 0 e conquistou os três pontos pelo estadual e o título da Recopa Catarinense se tornando bi campeão da competição, com gols de Talisson e Marcelo Hermes.
As melhores chances de gol só foram aparecer após os 30 minutos, com Felipe Mateus tendo duas boas oportunidades pelo Criciúma e Gabriel Biteco e Péricles, pelo Concórdia, também assustaram o goleiro do Tigre.
Logo aos dois minutos da segunda etapa, em bom passe de Popó, Talisson driblou o goleiro Rodrigo e empurrou para as redes, para a alegria dos mais de 8 mil torcedores presentes no Heriberto Hulse e, aos 48 Marcelo Hermes cobrou penalidade e decretou o resultado final da partida e título da Recopa para o time carvoeiro.
Em Rio do Sul, o Santa Catarina recebeu o Caravaggio, na reedição da final da série B do ano passado e, desta vez, a alegria sorriu para os torcedores do time do Alto Vale que venceu o adversário pelo placar de 3 a 1.
Com menos de três minutos de jogos, Alex Gonçalves, de cabeça, abre o placar para o Santa Catarina e marca o primeiro gol do time na elite do futebol estadual. A alegria, porém, durou pouco. Dois minutos depois, Genesis aproveitou cruzamento rasteiro vindo da direita e empatou a partida para o Caravaggio.
Aos 27 minutos, o atacante De Paula aproveitou sobra dentro da área e colocou a equipe da casa em vantagem e, aos 42, Habibi, que veio do banco de reservas, recebeu passe pela esquerda e chutou cruzado para dar números finais ao duelo entre estreantes na elite do futebol estadual.
Em Xanxerê, no oeste do Estado, a Chapecoense recebeu o Marcílio Dias e venceu o Marinheiro pelo placar de 1 a 0, gol de Mário Sérgio que se redimiu após ter perdido uma penalidade máxima no primeiro tempo.
Com a vitória, a Chapecoense assumiu a liderança do campeonato, junto do Avaí, que empatou no sábado com o Brusque.
E na Arena Barra FC, o Barra ficou no 0 a 0 com o Joinville, num jogo fraco tecnicamente, com muitos erros de passe, poucas oportunidades de go, sendo que as melhores aconteceram no primeiro tempo, quando Giovani tentou uma bicicleta próximo a pequena área e, no segundo tempo, quando Elvinho acertou o poste esquerdo do goleiro Bruno do Joinville.
O Pescador era mais presente no campo ofensivo e seguia buscando o primeiro gol na história da Arena Barra FC. Aos 28 minutos, Natan finalizou de longa distância com força, assustando o arqueiro rival e tirando o uuuhhh do torcedor. Aos 34, Venicius ficou com a bola dentro da área e bateu travado, a bola passou mansa, triscando a trave do JEC.
Classificação: 1º Chapecoense e Avaí 4, 3º Criciúma e Santa Catarina 3, 5º Figueirense, Barra, Joinville e Brusque 2, 9º Hercílio Luz, Marcílio Dias, Caravaggio e Concórdia 1
Terceira rodada: Quarta-feira, dia 22 às 19h Joinville x Concórdia na Arena Joinville e Caravaggio x Avaí, no estádio da Montanha em Nova Veneza, às 19h30 Brusque x Chapecoense, no Augusto Bauer, às 21h Figueirense x Criciúma, no Orlando Scarpelli. Na quinta, às 19h Barra x Santa Catarina na Arena Barra FC e às 21h, Marcílio Dias x Hercílio Luz, no estádio Dr. Hercílio Luz, em Itajaí.
Texto: Sérgio Paulo Scharf DRT/SC 02685 JP
Fotos: Douglas Atkienson/Brusque FC, divulgação/Figueirense FC, Celso da Luz/Criciúma EC, Rolf JR/SC e Thiago Meneghini/A Chapecoense F e Tiago Winter/Barra FC