Em uma semana na qual era para ser de comemoração para o Figueirense Futebol Clube – levando em consideração de ser a semana de aniversário de 102 anos do clube – a mesma foi de turbulências e nada agradável para o time da capital. Após mais uma derrota no Campeonato Brasileiro da Série C, o clube optou por não ter continuidade com os trabalhos do agora ex-treinador, Roberto Fonseca, de 61 anos, e optou pela demissão do profissional do cargo na última terça-feira (13). Roberto Fonseca esteve à frente da equipe em oito jogos, registrando três vitórias, um empate e quatro derrotas.
A demissão de Fonseca ocorreu em um momento delicado para o clube, que buscava celebrar seu centenário com resultados positivos dentro de campo. No entanto, a falta de desempenho consistente da equipe sob o comando de Fonseca foi determinante para a decisão da diretoria alvinegra.
Porém, logo após a demissão de Fonseca, a diretoria do Figueirense agiu rápido e, na tarde da última quarta-feira (14), anunciou um novo treinador para assumir o comando da equipe. Paulo Baier, de 48 anos, foi o escolhido para ocupar o cargo deixado vago. Baier possui experiência em clubes como Toledo, Próspera, Brusque, Criciúma, São José e Botafogo (SP). Sua contratação traz uma nova expectativa aos torcedores, que esperam uma reviravolta no desempenho do time.
Atualmente, o Figueirense ocupa a 12ª colocação na tabela, somando 10 pontos. No último jogo, o time enfrentou o Pouso Alegre e acabou sendo derrotado, o que fez com que o adversário ultrapassasse o Figueira na classificação. Com a derrota, o Pouso Alegre alcançou a 11ª posição, com 11 pontos conquistados.
A próxima partida do Figueirense será contra o Brusque, no Estádio Augusto Bauer, no sábado, dia 17. O Brusque está na nona colocação, com 11 pontos, e será um confronto importante para o Figueira buscar a recuperação e retomar o caminho das vitórias. A equipe precisa subir na tabela de classificação e garantir uma boa posição na competição.
A expectativa é que a chegada de Paulo Baier traga um novo ânimo ao time e impulsione a busca por melhores resultados. Os torcedores esperam que o novo treinador consiga extrair o melhor dos jogadores e implemente uma estratégia eficiente para levar o Figueirense de volta aos trilhos, alcançando vitórias e, consequentemente, uma melhor colocação no campeonato.
Apesar da demissão de Roberto Fonseca ter abalado o clube, a contratação de Paulo Baier renova as esperanças da torcida alvinegra. Resta aguardar para ver como o novo treinador se sairá em sua estreia e como o time reagirá sob seu comando. O aniversário do clube pode ter sido marcado por uma demissão inesperada, mas os torcedores esperam que a chegada de Baier traga um novo capítulo de sucesso na história do Figueirense.
Foto: João Victor Cristovão/Agência Botafogo