Barra anuncia novo treinador para a temporada cheia de 2024

O Barra FC comunicou na tarde desta segunda-feira (18), o acerto com o técnico Eduardo Souza para assumir o comando técnico da equipe profissional na temporada 2024, nas disputas do Campeonato Catarinense e do Campeonato Brasileiro da Série D. Eduardo dá início ao trabalho de planejamento, observação e montagem do elenco já nesta segunda, ao lado do executivo de futebol Felipe Albuquerque, do supervisor de futebol Roger Vignoli, e dos analistas de mercado Jeferson Ramos e Guilherme Berlitz. O profissional falou sobre o que espera no seu trabalho no Pescador.

Eduardo Souza, 42 anos, esteve nesta temporada no Atlético Goianiense e no Londrina. No ano, comandou as equipes em 25 partidas, somando onze vitórias, cinco empates e nove derrotas. As conquistas também fazer parte do currículo do novo técnico do Pescador, tendo sido campeão goiano em 2020 no Atlético-GO e alcançou às oitavas de final da Copa Sulamericana naquele ano pelo mesmo clube. Em 2021, dirigiu o Dragão na melhor campanha da sua história na Série A do Campeonato Brasileiro.

“Expectativa é muito boa. Chegar num clube como o Barra FC, que é jovem, mas que vem conquistando seus objetivos ao longo dos anos. Um clube com uma estrutura muito boa, que a cada ano fortifica e melhora essa estrutura. Clube sério e com pessoas sérias em todas as posições de comando. Um projeto ambicioso dentro do cenário catarinense e, hoje, já conseguindo um calendário nacional. Estou muito motivado, muito contente com o convite e pronto para trabalhar bastante em conjunto com a direção, estafe, comissão técnica e jogadores. Primeiro, vamos fazer um planejamento muito bom, depois uma pré-temporada com níveis altos de trabalho para que consigamos os nossos objetivos”, disse.

Eduardo Souza também tem uma longa bagagem como auxiliar técnico no futebol brasileiro, trabalhando em grandes clubes do cenário nacional, como: São Paulo, Vasco, Athletico-PR, Bahia, entre outros. Como auxiliar, foi campeão paulista, em 2014, com o Ituano; campeão carioca, em 2015, com o Vasco; campeão alagoano, em 2012, com o CRB; e campeão do interior de São Paulo, em 2010, com o Botafogo-SP.

Caminhando para a sua quarta temporada no topo do comando do futebol profissional do Barra FC, o executivo Felipe Albuquerque, junto ao restante da equipe de trabalho do departamento, iniciou ao final do Campeonato Catarinense de 2023 – com o Barra FC tendo conquistado a quarta colocação e vaga na Série D de 2024 – a busca pelo próximo treinador do clube. Foram definidos critérios e parâmetros que auxiliaram a balizar a procura pelos nomes que se encaixariam no projeto do clube. Ao final do processo de quase cinco meses, o Pescador chegou ao nome de Eduardo Souza.

“Estou feliz com a condução do processo de seleção do novo treinador juntamente ao departamento de mercado. Feliz por termos optado pelo Eduardo. Profissional estudioso, capacitado, que vai conduzir o Barra FC no seu primeiro ano com calendário nacional. Tenho certeza que, com muito trabalho, vamos ter mais um ano vitorioso”, destacou o executivo.

OBSERVAÇÃO DE TALENTOS

O Barra FC está disputando a Copa Santa Catarina com uma equipe extremamente jovem, com o atleta mais velho tendo somente 22 anos e com maioria de jogadores integrantes da categoria sub-20. Uma das primeiras responsabilidades do treinador Eduardo Souza será a observação dos talentos à disposição que se encaixam no planejamento da temporada 2024. O novo comandante vai ter como aliados à comissão técnica do Pescador na Copa SC, liderada pelo técnico Adem Karaca, e também o departamento de futebol de base, encabeçado pelo diretor de futebol de base Rodrigo Possebon.

“É um dos objetivos do clube a formação de talentos. Eu, particularmente, gosto muito de trabalhar com atletas jovens. Onde eu passei nós lançamos jogadores e que, hoje, conseguiram crescer nos cenários nacional e internacional. Acredito que vamos usar bem essa excelência da categoria de base do Barra FC. Na Copa Santa Catarina, o clube já iniciou esse processo de dar minutagem e maturação destes jovens. Vamos, agora, acompanhar in loco o campeonato para fazer o mapeamento dos atletas que podem estar no nosso elenco em 2024. E a partir do momento que eles são inseridos no processo de treinamento estão aptos a participar das partidas”, disse Eduardo Souza, completando na sequência:

“Nosso objetivo é incorporar esses jovens no nosso elenco e que eles disputem de igual para igual com os atletas contratados. Sabemos que vai um período de adaptação, maturação, uma mudança as vezes de formatação de trabalho, mas nossa ideia, junto com a direção, é usar o máximo de jogadores jovens prontos para nosso planejamento para 2024”.

OBJETIVOS

O Barra FC viveu em 2023 seu ano mais vitorioso na elite do futebol catarinense, classificando para a fase de playoffs da Série A estadual, alcançando às semis e garantindo vaga na Série D do Brasileirão. Para 2024, o clube ambiciona metas semelhantes – com a vaga na Série D sendo o objetivo principal. O técnico Eduardo Souza detalhou os planos do clube logo em sua chegada.

“O objetivo primeiro é fazer um campeonato seguro e buscar a classificação sem sustos e num nível melhor. E, aí sim, no mata-mata você buscar uma semifinal e uma vaga na Série D de 2025. Mas é também pensar grande. O Barra FC é um clube que dá ferramentas de trabalho, dá condições de formatar uma boa equipe, dá estrutura física e estrutura de gestão. Sabemos da dificuldade do campeonato, mas o primeiro objetivo é brigar pelas primeiras posições no Catarinense”, comentou.

Com contrato para toda a temporada 2024, o treinador já alinhou as metas do Pescador na Série D:

“No segundo semestre, fazer uma grande Série D. Apesar de ser a primeira competição nacional do Barra FC, vamos almejar a classificação na primeira fase, para, no mata-mata, quem sabe, conquistar um acesso. O Barra FC já está se consolidando no Campeonato Catarinense e, agora, vai buscar seus anseios no âmbito nacional”.

1º TRABALHO EM SC

Com uma vasta experiência no cenário nacional – tendo trabalhado em diversos mercados brasileiro, Eduardo Souza sentirá pela primeira vez o gostinho do futebol catarinense. O treinador, porém, tem vasto conhecimento do cenário de Santa Catarina e considera a competição uma das mais fortes do Brasil – ao lado do Campeonato Paulista e da Copa do Nordeste.

“Primeira oportunidade de trabalhar em Santa Catarina. Um estado que, a cada ano, vem se fortalecendo em organização de clubes. São oito equipes do estado nas quatro primeiras divisões nacionais – sendo cinco nas Séries B e C. Classifico o Campeonato Catarinense como um dos três melhores estaduais e regionais do país – junto com Campeonato Paulista e Copa do Nordeste. É um campeonato muito competitivo, que você tem que ter uma preparação muito forte, porque a diferença entre as equipes classificadas e as equipes que são rebaixadas é muito pequena”.

Apesar de boa rodagem pelo Brasil, estar em um clube catarinense era um dos objetivos de carreira de Eduardo Souza. Sonho que ele realiza, agora, vestindo as cores do Barra FC.

“Nós já estamos estudando, mas já conhecemos o campeonato de acompanhar à distância e de enfrentar as equipes catarinenses nas competições nacionais. O nível de estrutura dos clubes catarinenses evoluiu muito. Se você analisar, pelo menos 80% dos clubes são muito fortes em termos de estrutura, planejamento de trabalho e organização. Era um dos meus objetivos de carreira trabalhar no cenário catarinense. A oportunidade apareceu agora e estou muito contente com isso.

Futuro de Adem Karaca

No comando do Pescador na Copa SC, o atual treinador da equipe profissional, o alemão Adem Karaca, já soma três jogos na competição, porém sem nenhuma vitória até o momento, sendo um empate e duas derrotas. Porém, vale ressaltar que, mesmo com a chegada de um novo comandante para 2024, Adem e sua comissão permanecerão no clube até o final da Copa SC e, no a próxima temporada, retornarão aos trabalhos com a categoria sub-20 na qual obtiveram bastante sucesso nos últimos anos.

Fonte: Barra FC
Fotos: Thiago Vasconcelos/Barra FC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias relacionadas

Copa Santa Catarina - 2024 -1° Fase

PosTimeJVEDPts
1761019
2733112
3733112
4724110
572329
671245
770525
870161

P: partidas; W: vitórias; D: empates; L: derrotas; Pts: pontos.

Últimos jogos da Copa SC - 2024

DataEventoHorário/ResultadoCampoRodada
Marcílio Dias x Concórdia
Estádio Dr. Hercílio Luz
Final (jogo de ida)
Concórdia x Marcílio Dias
Estádio Domingos Machado de Lima
Final (jogo de volta)

Redes Sociais