O campeonato catarinense finalmente começou, na noite desta quarta, com o jogo que foi adiado da primeira rodada entre Hercílio Luz e Criciúma, já que o Tigre pediu o adiamento da partida, da data em que estava marcado.
A partida já tinha o seu roteiro escrito pois, desde que a bola começou a rolar para as duas equipes na segunda rodada, ficou nítido que o Hercílio Luz seria um postulante ao rebaixamento, devido aos mandos e desmandos da atual diretoria e a excessiva troca de treinadores durante a competição.
Para piorar o que já estava ruim, logo aos três minutos de partida, Geninho parou um contra ataque do Criciúma com falta e foi expulso pelo árbitro Rafael Traci direto. A partir daí só deu Criciúma que, mesmo com um a mais, foi incompetente e não soube explorar este atleta a mais.

Foi mais contundente no ataque, mas esbarrava no sistema de marcação do Leão do Sul, que fez a famosa duas linhas de quatro deixando apenas o centroavante Alex Henrique na frente.
Porém, mesmo com um jogador a menos o Hercílio Luz ainda criava oportunidades, mas esbarrava na falta de qualidade que ficou evidente em todo o campeonato e culminou no rebaixamento da equipe nesta quarta.
Mesmo sem jogar um grande futebol, o Criciúma também assustava, e chegou ao seu gol aos 12 minutos da segunda etapa, quando o fator de atuar com um jogador a mais na partida toda pesou principalmente na parte física.
Após tabela entre Juninho e Morelli, o camisa 8 do Tigre saiu na cara do gol e finalizou com categoria para marcar o único gol da partida.
Com o encerramento da primeira rodada, a classificação do Catarinense ficou da seguinte forma:
1º Avaí 18, 2º Criciúma 17, 3º Santa Catarina 16, 4º Figueirense e Chapecoense 15, 6º Brusque e Joinville 13, 8º Barra 12, 9º Concórdia e Marcílio Dias 11, 10º Caravaggio 9 e 12º Hercílio Luz 6.
A última rodada da fase de classificação será neste sábado, dia 22, com todas as partidas começando às 16h30.
Avaí x Criciúma na Ressacada em Florianópolis, Marcílio Dias x Figueirense no Gigantão das Avenidas em Itajaí, Caravaggio x Barra no estádio da Montanha, em Nova Veneza, Santa Catarina x Concórdia no Alfredo João Krieck em Rio do Sul, Brusque x Hercílio Luz no Augusto Bauer em Brusque e Chapecoense x Joinville no Josué Annoni em Xanxerê.
Texto: Sérgio Paulo Scharf DRT/SC 02685 JP
Fotos: Celso da Luz/Criciúma EC