Na noite fria e chuvosa em Criciúma, no sul do Estado, aconteceu o confronto entre o Tigre catarinense e o Leão baiano. Melhor para o Tigre, que venceu a partida por 1 a 0 e voltou a ficar mais perto do G4 e do acesso.
Com o resultado positivo, o time criciumense permaneceu na sétima colocação da tabela com 51 pontos, mas diminuindo a diferença de seis pontos do grupo de acesso para apenas três pontos e, na próxima rodada, o Criciúma encara um clássico contra a Chapecoense, na sexta-feira, dia 13, também no Majestoso.
O Vitória era melhor e criava as melhores chances e quase abriu o placar aos 11 minutos, quando Gustavo salvou o Tigre em um lance onde Iuri Castilho fez o cruzamento à meia altura pelo lado esquerdo e Gamalho antecipou a marcação para desviar, a queima roupa, o goleiro criciumense.
O tricolor carvoeiro melhorou no jogo aos 17 minutos e chegou com perigo pela primeira vez, com Fellipe Mateus, que cruzou e a zaga do Vitória afastou, mas Claudinho ficou com a bola na sobra e chutou forte e cruzado para fora.
Após cruzamento de Claudinho pela direita, Hygor ajeitou para Eder, que não teve dó nem piedade e estufou a rede do time baiano abrindo o placar para o time de Claudio Tencatti. O lance chegou a ser revisado pela arbitragem por conta de um toque de mão involuntário de Fabinho dentro da área do Vitória. O árbitro de vídeo não viu irregularidades e confirmou o gol.
No início de segundo tempo, o Criciúma avançou a marcação sobre a saída de bola do Vitória e só não ampliou a vantagem por conta de um milagre de Lucas Arcanjo e com apenas um minuto de bola rolando, Hélder cruzou na grande área, os zagueiros do Vitória se atrapalharam com a bola batendo nas costas de um dos defensores e sobrando limpa para Eder pegar de primeira. O goleiro do Leão se esticou todo para pegar o chute forte e mandar para escanteio.
Aos poucos, o Criciúma foi fazendo o tempo passar, para garantir os três pontos importantíssimos na luta pelo acesso à série A.
Texto: Sérgio Paulo Scharf DRT/SC 02685 JP
Foto: Celso da Luz/Criciúma EC