A décima e penúltima rodada do Catarinão iniciou neste sábado, com um empate entre Criciúma e Marcílio Dias e a vitória do Barra sobre o Avaí, na Arena Barra.
Criciúma x Marcílio Dias
Criciúma e Marcílio Dias tentaram, mas não balançaram as redes na tarde deste sábado, pela décima e penúltima rodada da fase de classificação do Catarinão. O resultado embolou ainda mais a briga no G-8 da competição.

Quem criou as maiores chances foi o Criciúma, com direito a bola no travessão e exigindo que o goleiro do Marcílio Dias fizesse boas defesas e, inclusive nos acréscimos, a bola desviou em chute e quase que o Criciúma vence.
No início do segundo tempo, logo aos dois minutos, o Marcílio Dias teve a chance de ouro para fazer a zebra aparecer. Geovany chutou e a boal bateu na trave, o rebote ficou limpo para João Carlos, mas ele se atrapalhou todo e errou feio.
Na última rodada, o Marcílio Dias recebe o Figueirense e o Criciúma vai a Florianópolis, para enfrentar o Avaí, mas na quarta feira, o Tigre tem o jogo atrasado da primeira rodada, contra o Hercílio Luz, no Aníbal Costa, em Tubarão.
Barra x Avaí
Na Arena Barra, o Barra necessitava da vitória para sair da zona de rebaixamento e começou dando as cartas, com passes precisos entre Juliano, Elvinho, Geovanni e Natan, mas o Avaí, que estava num sistema 3-5-2 mostrou boas jogadas, principalmente com a chegada dos laterais.
Mesmo com boas chances de gol, o primeiro tempo encerrou com o placar fechado e com muita reclamação dos torcedores do Pescador, devido a um lance polêmico, que aconteceu na área do Leão da Ilha, quando a bola bateu no braço do zagueiro Wanderson, mas o árbitro Braulio da Silva Machado mandou o lance seguir.

No início do segundo tempo, o Barra chegou com velocidade, com Venícius que recuperou a bola tocou para Natan que rolou para Juliano bater mas o chute foi desviado pelo zagueiro Eduardo Brock e, no rebote, o próprio Juliano bateu forte e fez 1 a 0, para delírio dos 1.225 torcedores do Pescador, que compareceram na Arena Barra.
Após o gol, Enderson Moreira mexeu no time tirando Vagner Love, que foi muito bem marcado pelo zagueiro Jean Pierre entrando Cleber no seu lugar, Jemerson no de Quaresma e Rigley no do zagueiro Wanderson, para dar mais movimentação ao ataque azurra.
O Barra conseguiu segurar a pressão do Avaí, que chegou a mandar uma bola na trave, mas a partida terminou com a vitória do Pescador por 1 a 0. Na última rodada, o Barra viaja até Nova Veneza, para enfrentar o Caravaggio e o Avaí recebe o Criciúma, na Ressacada.
Hercílio Luz x Chapecoense
Em Tubarão, o Hercílio Luz recebeu a Chapecoense, em busca de sua segunda vitória na competição, mas a Chapecoense não estava disposta a voltar para casa, com a derrota. E o começo de partida não poderia ser melhor para o time da casa, que abriu o placar logo com 20 segundos de partida, com gol de Gabriel Silva, mas ainda no primeiro tempo, logo após a parada técnica, o Verdão do Oeste empatou através de Dentinho, após uma partida com boa chances de gol, para ambas as equipes.

A Chapecoense voltou para a etapa complementar dominando as ações do embate e se lançando ao ataque em busca do resultado positivo. Aos 17, Giovanni Augusto armou boa jogada pela esquerda e cruzou para Mário Sérgio, que finalizou de voleio, mandando ao lado da meta adversária. Logo na sequência, aos 18, após falha em recuo do time da casa, Mário Sérgio ficou com a bola, driblou o goleiro e finalizou para marcar o gol da virada alviverde. A resposta do Hercílio Luz veio aos 33, quando Lucas Lopes deixou tudo igual e determinou em 2 a 2 o resultado final.
Concórdia x Brusque
No oeste do estado, o Brusque enfrentou o Concórdia, no Domingos Machado de Lima e não tomou conhecimento do Galo e nem de sua torcida, que foi em bom número, para incentivar o time a conquistar os três pontos.
E foi o Concórdia que abriu o placar, aos 8 minutos, através de Biel que recebeu livre de marcação e mandou forte para abrir o placar. Mas o Brusque empatou aos 15, quando o árbitro marcou pênalti para o time do Vale, após a bola bater no braço do zagueiro do Concórdia. Rodolfo Potiguar bateu e empatou a partida.
A partir daí só deu Guilherme Pira, que aumento aos 31, também cobrando penalidade máxima que ele mesmo sofreu e o primeiro tempo terminou assim, com a vitória do Marreco sobre o Galo, dentro do galinheiro.

Na segunda etapa, o Brusque manteve o ritmo de jogo, com o Concórdia correndo atrás do marcador e, aos 16 minutos, Guilherme Pira recebeu na entrada da área e fuzilou o goleiro do Concórdia, para aumentar o placar e fazer o seu segundo gol na partida.
Mas não parou aí, já que o Concórdia foi para cima e abriu espaços para os contra ataques do time visitante e, num desses contra golpes, mais uma vez Guilherme Pira recebeu a bola e fuzilou o goleiro do Concórdia, para decretar os três pontos e a vitória do time do Vale.
Joinville x Santa Catarina
Na Arena Joinville, em um jogo de sete gols, o Joinville derrotou a sensação do estadual, o Santa Catarina pelo placar de 4 a 3, de virada debaixo de um forte calor na Manchester Catarinense. Com um início avassalador, o Santa Catarina abriu 2 a 0, Cleberson aos 33 minutos, num chute de fora da área, da etapa inicial e Alex Gonçalves, aos dois minutos da etapa complementar.
O Joinville não sentiu o golpe de segundo gol e foi para a reação com Marcinho aos 7, Marcos Barizon aos 10 e aos 15, numa virada sensacional do time tricolor, para delírio dos 3.960 torcedores na Arena e, aos 25, Cristian cobrando pênalti fez o quarto gol do Joinville.

O Santa Catarina foi atras do placar e diminuiu já no epílogo da partida, para 4 a 3 e o gol de Marcinho foi o gol de número 2000 do Joinville na competição estadual.
Figueirense x Caravaggio
No encerramento da rodada, o Figueirense recebeu o Caravaggio e atropelou o time de Nova Veneza, ao golear por 5 a 1. O primeiro gol do jogo foi de Marlyson em cobrança de pênalti, o camisa 11 do Furacão balançou as redes pela quinta vez e segue na artilharia do Campeonato Catarinense.
O Caravaggio empatou ainda no primeiro tempo, em um golaço do atacante Renan, mas ainda no primeiro tempo, Nicolas, de cabeça, colocou o Figueirense em vantagem mais uma vez. E foi de Nicolas o terceiro gol, aos quatro minutos do segundo tempo.

Um minuto mais tarde, João Lucas recebeu de Marlyson e marcou o quarto. Com a vitória encaminhada, o Figueirense controlou o jogo, mas seguiu criando chances. Kayke teve três boas oportunidades e chegou a acertar a trave do goleiro Arthur. Até que, aos 29 minutos, Reifit puxou contra-ataque e serviu o camisa 9, que invadiu a área e bateu no alto, marcando o primeiro gol dele com a camisa alvinegra.
Classificação
1º Avaí 18, 2º Santa Catarina 16, 3º Figueirense e Chapecoense 15, 5º Criciúma 14, 6º Brusque e Joinville 13, 8º Barra 12, 9º Concórdia e Marcílio Dias 11, 11º Caravaggio 9 e 12º Hercílio Luz 6
11ª e última rodada
Marcílio Dias x Figueirense, Caravaggio X Barra, Avaí x Criciúma, Santa Catarina x Concórdia, Chapecoense x Joinville e Brusque x Hercílio Luz, todos os confrontos sábado, dia 22, às 16h30min.
Texto: Sérgio Paulo Scharf
Fotos: Celso da Luz/Criciúma EC, Tiago Winter/Barra FC, João Heemann/A Chapecoense F, Lucas Gabriel/Brusque FC, Luiz Vieira/Joinville EC e Fabricio Jr/Caravaggio EC