A oitava rodada, do campeonato catarinense de futebol, teve início no último sábado com dois jogos, onde o primeiro terminou com a primeira vitória do Barra e o segundo com o empate do líder e caso de racismo envolvendo o goleiro Caíque, do Criciúma.
Barra x Figueirense
O Barra recebeu o Figueirense, na Arena Barra e mesmo debaixo de um calor forte, a partida foi muito disputada, principalmente no primeiro tempo, com as duas equipes procurando a abertura do placar. E não foi por que os atacantes estavam com a pontaria descalibrada não, é que os dois goleiros e os sistemas defensivos estavam ligados.
O Figueirense apostava nos contra ataques, principalmente puxados por Nicolas pelo lado esquerdo e João Lucas, que caía pelas pontas junto com Marylson, que não redeu o esperado pela torcida alvinegra e pela comissão técnica.
O Barra tocava a bola, esperando uma brecha na defesa do Alvinegro, mas teve que fazer a primeira substituição ainda na primeira etapa, com a saída de Willians e a entrada de Vinícius, mas o primeiro tempo terminou com o placar fechado, mesmo com as duas equipes arriscando bastante em chutes de fora da área.

Na segunda etapa, o Barra continuou melhor, mas o Figueirense sempre levava perigo nos contra ataques, mas aos 32 minutos, Giovanni recebeu na direita, foi a linha de fundo e cruzou na entrada da pequena área, onde a bola encontrou o atacante Venícius, que bateu forte e abriu o placar.
Após o gol, o Figueirense se lançou ao ataque e nos minutos finais chegou a mandar uma bola no travessão e, num chute de Camilo, já nos acréscimos a bola caprichosamente bateu no poste esquerdo e foi para fora, no último lance da partida e decretou a primeira vitória do Pescador no campeonato estadual.
Brusque x Criciúma
O Criciúma foi até a cidade de Brusque, para enfrentar o time da casa, num jogo morno nos primeiros minutos, com as equipes se estudando. Com o passar do tempo, o Brusque foi fazendo valer o seu jogo e o seu costume ao gramado sintético, envolvendo o Criciúma com passes e jogadas em velocidade, principalmente pelos lados do campo.
Aos 24 minutos, os donos da casa trabalharam a bola na intermediária, e Rodolfo Potiguar teve tempo de ajeitar e bater de longe. A bola desviou no meio do caminho e enganou o goleiro Caíque. Brusque 1×0 Criciúma.

No meio da segunda etapa, o comandante carvoeiro tirou Morelli, que não estava bem, e colocou Juninho, que estava sendo preservado. O Criciúma, nos minutos seguintes, até conseguiu ter mais volume de ataque, mas não conseguiu aproveitar as chances, especialmente com Talisson.
Foi só aos 47 do segundo tempo que o alívio veio para o Criciúma. A bola sobrou numa jogada pela esquerda para Marcelo Hermes, que arriscou um belo chute de fora da área e empatou o jogo.
Nota de repúdio dos clubes sobre o caso de racismo com o goleiro Caíque
O fato triste, foi mais uma vez um caso de racismo que envolveu o goleiro Caíque, do Criciúma, que foi xingado por um torcedor do Brusque. As diretorias de Brusque e Criciúma postaram notas de repúdio ao ato e o goleiro foi encaminhado para uma delegacia de Brusque, para fazer o registro, junto com alguns diretores do Criciúma.
Chapecoense x Santa Catarina
Em Xanxerê, no Josué Annoni, a Chapecoense empatou com o Santa Catarina, em 1 a 1. Depois de um início de jogo com maior presença da equipe adversária no campo de ataque, a Chapecoense equilibrou as ações do embate e, aos 14, criou a primeira boa oportunidade, com Walter Clar, que ficou com a bola pela esquerda de ataque e cruzou na marca do pênalti para Italo, que cabeceou ao lado do gol.
Aos 20, Bruno Matias tocou para Dentinho e, da entrada da grande área, o camisa 97 finalizou, obrigando defesa do goleiro adversário. Dentinho apareceu novamente aos 32, quando recebeu boa bola de Giovanni Augusto e finalizou com perigo da entrada da área, mandando muito perto da meta adversária. Aos 42, em jogada bem trabalhada por Pedro Martins, Mailton ficou com a bola e finalizou da intermediária, para grande defesa do arqueiro do Santa Catarina.

Aos cinco minutos, Alex conseguiu arrancar em contra ataque e abriu o marcador para o Santa Catarina, mas a Chape foi atrás e empatou no epílogo do jogo, em uma cobrança de pênalti, convertida por Walter Clar, que deixou o placar igual e definitivo.
Concórdia x Hercílio Luz
O Concórdia recebeu o Hercílio Luz, no Domingos Machado de Lima e derrotou o Leão do Sul, pelo placar de 1 a 0, com gol de Kerlly e colou no G4 e afundou mais ainda, o Leão do Sul na última posição, com apenas dois pontos.

O Galo do Oeste construiu seu gol em uma jogada de bola parada, após cruzamento para a área do time tubaronense Kerlly se antecipou e de cabeça mandou a bola para o fundo da rede e decretar a vitória do Galo.
Avaí x Marcílio Dias
Na Ressacada, em Florianópolis, o Avaí recebeu o Marcílio Dias e não tomou conhecimento do adversário e venceu pelo placar clássico de 3 a 0. O Avaí chegou embalado pela vitória sobre o Hercílio Luz, enquanto o Marinheiro tentava vencer a primeira com o interino Rogélio no comando do time.

O nome do jogo foi o atacante Hygor, que marcou duas vezes, para delírio do torcedor do Leão, que esteve em bom número, na noite deste domingo. O terceiro gol do time da capital foi marcado por Rigley, que entrou na área após receber um belo lançamento de Cleber e tocar na saída do goleiro do Marcílio Dias, para decretar o terceiro gol e o placar final da partida.
Caravaggio x Joinville
Encerrando a oitava rodada, o Caravaggio foi derrotado pelo Joinville, pelo placar de 1 a 0, gol de Júlio César aos 10 minutos da etapa complementar. Os donos da casa foram mais incisivos no ataque, mas viram uma defesa muito bem compactada, do adversário, que buscava os contra ataques, principalmente pelas pontas.
O primeiro tempo foi bem equilibrado, principalmente no meio de campo, onde as jogad eram mais brigadas, pelos dois times.

Na etapa complementar, o Joinville abriu o placar e conseguiu segurar o resultado até o final da partida, mesmo recebendo muita pressão dos donos da casa, que estavam apoiados por um bom público, no estádio da Montanha, em Nova Veneza, no sul do estado.
Classificação
1º Avaí 15, 2º Criciúma e Santa Catarina 13, 4º Figueirense 12, 5º Concórdia e Chapecoense 11, 7º Brusque e Joinville 10, 9º Barra 9, 10º Marcílio Dias 7, 11º Caravaggio 6 e 12º Hercílio Luz 2
Nona rodada
A nona e antepenúltima rodada inicia na quarta feira, às 20h com o confronto entre Santa Catarina e Brusque, no Alfredo João Krieck, em Rio do Sul, `as 20h30, no dr. Hercílio Luz o Marcílio Dias recebe o Barra, no Heriberto Hulse, em Criciúma, o Tigre recebe o Caravaggio e às 21h, o Avaí enfrenta o Concórdia, na Ressacada.
Na quinta feira, o Hercílio Luz recebe o Joinville, no Aníbal Costa em Tubarão e às 20h30, encerrando a rodada teremos Figueirense x Chapecoense, no Orlando Scarpelli.
Texto: Sérgio Paulo Scharf DRT/SC 02685 JP
Fotos: Tiago Winter/Barra FC, Celso da Luz/Criciúma EC, Thiago Meneghinni/A Chapecoense F, Ricardo Artifon/Concórdia AC, Fabiano Rateke/Avaí FC e Leonardo Hubbe/Joinville EC