O Clube Náutico Marcílio Dias e a Prefeitura de Itajaí assinaram, nesta quinta-feira (9), o termo de permissão de uso vitalício de um terreno utilizado para a construção do novo Centro de Treinamento (CT) do clube. O ato aconteceu no gabinete do prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni, e o espaço cedido tem aproximadamente 68 mil metros quadrados de área, sendo localizado no bairro Itaipava.
O novo CT vem sendo preparado desde 2021. De acordo com o secretário de Urbanismo e diretor de Patrimônio do Marcílio Dias, Rodrigo Lamim, a expectativa é que o clube comece a utilizar o espaço em 2024. Além disso, já foram retirados 80 mil metros quadrados de terra do local (aproximadamente 6,7 mil caminhões) e, até janeiro de 2024, estima-se que mais 40 mil metros quadrados devem ser retirados. Após realizar a terraplanagem, o CT contará com dois campos de treinamento em um primeiro momento. Após tempo indeterminado, serão construídos mais dois campos.
O presidente do Clube Náutico Marcílio Dias, Hercílio Henrique de Mello Tristão, enfatizou que é uma vitória de todos e o começo de tudo. “É uma realização para mim tanto quanto cidadão itajaiense como também um torcedor marcilista. Temos que agradecer muito a todos, desde o poder público, imprensa, diretoria e torcedor. Isso é uma vitória de todos e o começo de tudo”. Além do presidente, estiveram presentes na ocasião o atual vice e futuro presidente executivo, Tarcisio Guedim, o presidente do Conselho Deliberativo, Edson Castilho Junior e o vice-presidente do conselho e futuro vice do clube, Gabriel Steil Kumm.
O prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni, comentou que esse momento ajudará na profissionalização do Marcílio Dias. “Um longo campeonato para o Marinheiro que saiu vencedor. O Marcílio Dias é uma instituição centenária que honra a nossa cidade. A história do clube se confunde com a história de Itajaí e isso é fundamental para o nosso município”.
O presidente da Câmara de Vereadores de Itajaí, Marcelo Werner, disse que o CT vai servir como espaço de inclusão e oportunidades. “Temos o exemplo de vários clubes que transformaram suas cidades através do futebol. O CT vai servir como um espaço de inclusão e oportunidades, gerando para nossas crianças e adolescentes a chance de um dia se tornarem jogadores de futebol”.
Além disso, também marcaram presença no gabinete o vereador Douglas Cristino da Silva e o secretário de administração, Sergio Murilo Pereira.
Foto de capa: Flávio Roberto | Marcílio Dias
Autor do texto: Pedro Gaya