Em sua estreia inédita, o Barra FC empatou em 1 a 1 com o Nação, na primeira rodada da Copa Santa Catarina 2023. A partida foi disputada no estádio Augusto Bauer, em Brusque, na tarde deste sábado (2). O gol do Pescador foi marcado por Saymom, no primeiro minuto da etapa final. A equipe de Joinville empatou em cobrança de pênalti, aos 24 minutos do segundo tempo.
O Barra FC colocou em campo 14 atletas da sua divisão de formação, incluindo os jovens Gabriel Jesus, titular e capitão, 17 anos, e Krystian, 17 anos. Ambos nascidos no ano de 2006.
Aos dez, o Pescador teve sua primeira ação mais incisiva. Em bela jogada trabalhada desde o campo defensivo, DG tabelou com Caike, o camisa 10 ajeitou o corpo e chapou, buscando o ângulo. A bola passou com perigo. Aos 11, em falta frontal, Alan soltou um petardo, obrigando o goleiro do Nação a trabalhar para evitar o primeiro tento da partida.
O Barra FC tinha domínio da posse e do território, mas o Nação bem postado defensivamente abria poucos espaços para o clube de Balneário Camboriú. A primeira boa chance da equipe de Joinville aconteceu aos 23 minutos, com Paul saindo na cara do goleiro, mas finalizou para fora. O Pescador não se abateu e manteve a estratégia de posse de bola, intensidade e agressividade quando sem bola. Numa bela triangulação de Caíke, Alan e Diego Lanzarini, este finalizou com muito perigo, levantando a torcida.
No início do segundo tempo, o Barra FC encontrou o seu gol. Gabriel Jesus achou lançamento para Caíke, o camisa 10 dominou e rapidamente acionou Saymom, que havia acabado de entrar. O camisa 17 ajeitou seu corpo e, de primeira, soltou um petardo, a bola triscou a trave e balançou as redes no Augusto Bauer: 1 a 0 logo no primeiro minuto da etapa final. O Nação buscava as jogadas de bola parada, com escanteios e faltas laterais. O Pescador moldava o seu contragolpe em busca de ampliar a vantagem.
Após lançamento na área, o árbitro assinalou pênalti em um lance confuso, com a bola já nas mãos do goleiro Julio, alegando que o goleiro do Barra FC deixou o pé no atleta do Nação. Na cobrança, Vini Sousa deslocou Julio e igualou a partida, aos 24 minutos. Com o gol anotado, o time de Joinville cresceu e começou a pressionar mais. O goleiro Julio fez boa intervenção, aos 35 minutos, mandando a bola a escanteio. Aos, 39, Julio, novamente, fez grande defesa, numa finalização cara a cara, mantendo o placar em igualdade.
Próximo jogo:
Na próxima rodada o Barra faz o seu primeiro jogo como visitante na quela visitará a Chapecoense que, na estreia, acabou sendo derrotada por 2 a 1 em casa. O jogo entre as equipes ocorre na próxima quarta-feira (6), às 19h, na Arena Condá, em Chapecó.
Fotos: Thiago Vasconcelos/Barra FC