Douglas Costa é do Fluminense!
Livre no mercado após não renovar com o Los Angeles Galaxy, dos Estados Unidos, o atacante de 33 anos recebeu a famosa ligação do Fernando Diniz e do Fred, ex-atacante e agora diretor de planejamento do Fluminense, a defender o Tricolor das Laranjeiras. Douglas Costa chega ao Flu com contrato de um ano e meio e com cláusulas de produtividade.
O atacante tinha um acordo encaminhado para defender o Samsunspor, da Turquia. Além do Fluminense e do Samsunspor, Cruzeiro e Corinthians monitoravam a situação do atacante, que estava de viagem marcada e malas prontas para retornar ao continente europeu – seu desejo inicial. De todos os clubes envolvidos na novela, o Samsunspor foi quem ofereceu as melhores condições financeiras, até Fernando Diniz e Fred entrarem em ação.
O Cruzeiro foi o primeiro a fazer contato com o estafe de Douglas Costa, mas financeiramente a proposta não agradou. Entre os brasileiros, o Corinthians foi quem fez a melhor oferta, mas as polêmicas recentes, como os pagamentos atrasados a Matias Rojas e a não assinatura do contrato de Lucas Veríssimo, deixaram Douglas desconfiado. Então, o Fluminense apareceu para mudar a cabeça do atacante.
Fred foi o primeiro a fazer contato com o empresário Junior Mendonza. Depois, Fernando Diniz entrou em cena, ligou para o atleta e falou sobre o que pensava sobre ele junto ao clube. Outros jogadores, como Diogo Barbosa e Lucas Calegari, que jogou com Douglas Costa no Los Angeles Galaxy, também ajudaram.
Para o atacante, a escolha pelo Fluminense também tem a ver com seus objetivos de carreira — e não só o lado financeiro. O fato de o Tricolor disputar o Super Mundial de Clubes em 2025 pesou na decisão, além de disputar os títulos da Recopa Sul-Americana e de defender o título da Libertadores.
Salarialmente, Douglas Costa está “dentro das condições do clube”. Os números não são revelados, mas a informação que circula dentro das Laranjeiras é que o salário do atleta será menos da metade do valor do que o atacante recebia no Grêmio em 2021 (cerca de R$1,5 milhão por mês).
Douglas Costa foi revelado pelo Grêmio, surgindo como uma grande promessa. Em janeiro de 2010, aos 19 anos, transferiu-se para o Shakhtar Donetsk, onde permaneceu até 2015, quando foi para o Bayern de Munique. Dois anos depois, seguiu para a Juventus.
Em 2018, o jogador defendeu a Seleção na Copa do Mundo da Rússia, ao lado de Marcelo e Renato Augusto, que serão seus companheiros no Fluminense. Em 2021, voltou ao Brasil para defender o Grêmio, mas o ano acabou mal, com o rebaixamento para a Série B do Brasileirão e polêmica com a torcida do tricolor gaúcho.
Nas últimas duas temporadas, Douglas Costa vestiu a camisa do Los Angeles Galaxy, dos Estados Unidos. Em 51 jogos pelo clube, fez quatro gols e deu oito assistências.
Pelo Shakthar, o jogador conquistou cinco Campeonatos Ucranianos, três Supertaças da Ucrânia e três Taças da Ucrânia. No Bayern, levou três Bundesligas, uma Copa da Alemanha e um Mundial de Clubes. Pela Juventus, foram três Campeonatos Italianos, uma Copa Itália e uma Supercopa da Itália.
Foto de capa: Twitter LA Galaxy
Autor: Leo Fernandes