O Esporte Clube Internacional (Inter de Lages) admitiu, nesta sexta-feira (8), a possibilidade de abrir mão da disputa do Campeonato Catarinense de 2024. Isso porque o Ministério Público (MP) recomendou o cancelamento da licitação que escolheria a empresa que faria a colocação da nova grama no estádio Vidal Ramos Júnior (Tio Vida). O MP alega que a licitação atenderia uma necessidade de entidade privada, no caso o Inter de Lages.
Com isso, ciente de toda situação, o clube lageano se posicionou através de uma nota oficial. Entretanto, o Leão Baio corre risco de não disputar a elite do estadual no ano que vem. Além da inviabilidade financeira, a escassez de estádios que obedeçam às exigências da Federação Catarinense de Futebol (FCF) aumentam o problema do clube.
Confira a nota oficial do Esporte Clube Internacional de Lages:
“O Esporte Clube Internacional (Inter de Lages) informa ter tomado conhecimento da recomendação do Ministério Público sobre a licitação para a revitalização do Estádio Vidal Ramos Junior (Tio Vida) e da decisão do município de Lages de cancelar o processo de escolha da empresa que ficaria responsável pelas obras. O clube entende que a instalação de gramado sintético, como previa a licitação, permitiria que toda a comunidade utilizasse ainda mais o estádio para competições amadoras e atividades de lazer, mas, no atual contexto, o Inter não poderá mandar suas partidas do Campeonato Catarinense da Série A de 2024 no estádio, diante de sua torcida. Diretoria, apoiadores e parceiros do Internacional estão buscando alternativas para tornar viável a participação do clube na competição.
O Inter de Lages é um símbolo de identidade de lageanos e serranos, uma instituição construída, ao longo de décadas, pelo esforço coletivo de centenas de milhares de torcedores, apoiadores, dirigentes, imprensa e figuras de relevo do poder público e da iniciativa privada. Dois exemplos concretos atestam a relevância cultural, social e econômica do clube para Lages e sua população: 1) foi a crescente popularidade do Internacional que, em 1954, ajudou a tirar do papel o projeto de construção de um estádio municipal. Desde então, não só o Inter, mas também equipes de futebol amador e outros entusiastas do esporte na cidade disputam jogos e competições no local; 2) em 2012, como ratificação da importância do clube como símbolo de identidade e orgulho dos lageanos, a Câmara de Vereadores aprovou, por unanimidade, o projeto que reconheceu o Esporte Clube Internacional como patrimônio cultural do município.
O Inter de Lages informa ainda que, caso não haja local adequado, que obedeça às exigências da Federação Catarinense de Futebol, nem viabilidade financeira, o clube poderá, infelizmente, deixar de participar do Campeonato Catarinense – e isso em uma temporada tão marcante, em que o Inter, uma das mais longevas e tradicionais camisas do futebol catarinense, vai completar 75 anos de fundação e em que o Campeonato Catarinense vai celebrar 100 anos de existência.
Ressaltamos que o Esporte Clube Internacional fará todos os esforços necessários é possíveis para disputar o Campeonato Catarinense da Série A de 2024.
Esporte Clube Internacional
Diretoria”
Foto de capa: divulgação
Autor do texto: Pedro Gaya