Ramon Abatti Abel é designado para apitar os Jogos Olímpicos de Paris junto à outros seis profissionais brasileiros

Árbitro do quadro da Federação Catarinense de Futebol (FCF) e da FIFA, Ramon Abatti Abel foi designado para apitar nas Olimpíadas de Paris, que acontece entre os dias 26 de julho e 11 de agosto na capital francesa. A confirmação aconteceu na manhã de quarta-feira (3), através da Comissão de Arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), após receber o comunicado da FIFA.

Ramon Abatti Abel pertence ao quadro de árbitros da FIFA desde 2022. Com isso, o profissional teve oportunidades de apitar competições importantes como CONMEBOL Libertadores, Copa Sul Americana, Campeonato Brasileiro Série A, Campeonato Saudita, entre outros. Além disso, Ramon apitou o Campeonato Mundial Sub-20 de 2023, na Argentina. Dentro do estado de Santa Catarina, o árbitro apitou finais de Campeonato Catarinense e Copa SC.

O diretor interino do Departamento de Arbitragem da FCF, Cantucho João Setúbal, expôs a sensação de ter um árbitro catarinense em uma Olimpíada. “É uma alegria imensa vermos nossos árbitros tendo a oportunidade de atuar e mostrar o seu valor em grandes eventos, como é o caso das Olimpíadas. Acompanhamos o trabalho do Ramon e sempre estivemos ao lado dele, apoiando e fomentando a sua evolução. Desde o início percebemos o seu grande potencial e é muito gratificante acompanhar suas conquistas. Gostaria muito que o Marco Antônio Martins estivesse aqui para desfrutarmos desse singular momento”.

Outros seis profissionais da arbitragem brasileira irão representar o país nos Jogos Olímpicos

Além de Ramon, quem vai apitar em Paris é a paranaense Edina Alves, da Federação Paulista de Futebol (FPF). A árbitra já atuou na última Copa do Mundo feminina, no ano passado, na Austrália, sendo sua segunda participação em mundiais. Em 2019, participou do Mundial Feminino da França, onde apitou quatro partidas. Edina é a brasileira com mais partidas apitadas em Copas do Mundo. Soma oito jogos em Mundiais, ultrapassando Carlos Eugênio Simon (com sete).

Foto: reprodução/FIFA.com

Quatro assistentes brasileiros também foram confirmados nas Olimpíadas: Neuza Inês Back, de Santa Catarina, Guilherme Dias Camilo, de Minas Gerais, Rafael Alves, do Rio Grande do Sul, Fabrini Bevilaqua, de São Paulo. No VAR, o Brasil estará representado por Daiane Muniz, de São Paulo.

O presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, Wilson Seneme, comemorou sobre o Brasil ser líder no número de árbitros escolhidos para os Jogos Olímpicos de Paris.

“As palavras são orgulho e felicidade pelo trabalho que a gente tem feito. Em 2022, já foram sete árbitros convocados para o Mundial do Catar e, nos Jogos Olímpicos, ter novamente sete árbitros convocados, sendo o país com mais indicações, nos deixa muito felizes”.

“Demonstra que a FIFA confia no trabalho que está sendo realizado. Isso estabelece uma linha de parâmetro que a arbitragem brasileira é confiável e nos estimula a seguir nessa linha de trabalho e melhorar sempre. Há coisas a melhorar? Óbvio que há, não estamos falando aqui da arbitragem perfeita, mas nos deixa muito felizes para seguir no caminho que a gente entende que é o correto”, acrescentou o presidente.

Foto de Capa: Cesar Greco

Autor: Pedro Gaya

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias relacionadas

Campeonato Catarinense 2025

PosTimeJVEDPts
000000
000000
000000
000000
000000
000000
000000
000000
000000
000000
000000
000000

P: partidas; W: vitórias; D: empates; L: derrotas; Pts: pontos.

Próximos jogos do Catarinense 2025

Redes Sociais