A primeira partida da final da Copa Santa Catarina entre Marcílio Dias e Concórdia terminou empatada em 1 a 1 na tarde de domingo (19), no Estádio Dr. Hercílio Luz, em Itajaí. Silas abriu o placar para o Galo do Oeste, enquanto João Pedro deixou tudo igual para o Marinheiro. A equipe de Itajaí não pôde contar com o zagueiro Luan e o lateral-direito Victor Guilherme, suspensos pelo terceiro cartão amarelo.
Antes da bola rolar, os torcedores fizeram bonita festa com recepção aos jogadores, balões e faixas verticais numa arquibancada descoberta lotada. Entretanto, os 5.601 torcedores foram pegos de surpresa antes da bola rolar. O artilheiro da Copa Santa Catarina, Gustavo Poffo, sofreu séria lesão em treino realizado durante a última semana e ficou fora da primeira partida da final. Além disso, de acordo com o departamento médico do Marcílio Dias, o atacante não vai conseguir se recuperar a tempo para o segundo jogo.
Empurrado pelos torcedores que lotaram o estádio, o marinheiro começou pressionando durante os 15 minutos iniciais de jogo. Aos dois minutos, Juninho Tardelli cobrou falta em direção a linha de fundo para Jefferson Renan, o atacante fez o drible e cruzou para Zé Eduardo, que bateu com desvio na defesa do Concórdia. Aos 10 minutos, outra perigosa cobrança de falta de Tardelli. A bola foi para as mãos do goleiro Jean, que falhou na defesa e deixou a bola sobrar no pé do zagueiro Rony dentro da pequena área, mas chutou errado e a bola desviou no goleiro indo direto para a linha de fundo.
Logo na sequência, em mais uma bola parada, mas desta vez de escanteio, Juninho Tardelli cruzou na cabeça do zagueiro Sandro, que cabeceou forte para o gol e parou na defesa salvadora do goleiro Jean. Na segunda metade do primeiro tempo, o Concórdia acordou e igualou as chances criadas. Aos 29 minutos, Vini Moura lançou em profundidade para Silas na linha da grande área e o meio campista tentou fazer o passe de cabeça para Rodriguinho. O passe ficou longo para o atacante e quase surpreendeu o goleiro Victor Golas, que estava avançado e viu a bola passar raspando a trave direita. Sem chances claras, o primeiro tempo acabou com o zero a zero permanecendo no placar.
Na volta para o segundo tempo, o técnico Lucas Isotton colocou sangue novo que deu resultado ao Galo do Oeste. O atacante Marquinhos entrou no lugar do pendurado Vini Moura e conseguiu tomar conta do lado direito de ataque. Aos 15 minutos, Marquinhos fez boa jogada pelo lado direto e tocou para trás, na entrada da área para Silas. O meio campista teve tempo de dominar, ajeitar, pensar e chutar forte no canto esquerdo de Victor Golas, que não pode evitar o gol do Concórdia.
O marinheiro buscava o empate, mas não conseguia ser efetivo. Waguinho Dias mexeu na equipe buscando voltar ao mesmo nível do primeiro tempo, e surtiu efeito. O gol de empate veio aos 42 minutos com o centroavante João Pedro, que veio do banco de reservas. Na cobrança de escanteio de Cadu, que também entrou na segunda etapa, a bola chegou em Rony, que cabeceou para o meio da área, e João Pedro acertou um lindo voleio de perna esquerda para estufar as redes e fazer o gigantão ir a loucura.
Ramon Abatti Abel apitou o fim da partida após 50 minutos jogados no segundo tempo. Agora, as equipes terão uma semana para trabalhar e se preparar para a partida decisiva, que acontece no domingo (26), às 15h no estádio Domingos Machado de Lima, em Concórdia. Além disso, vale salientar que o técnico Waguinho Dias contará com a volta do Zagueiro e Capitão Luan, e do lateral-direito Victor Guilherme, após cumprirem suspensão pelo terceiro cartão amarelo.
Foto de capa: Arthur Miranda | CNMD
Autor do texto: Pedro Gaya