A partida que fechou as quartas de final, do Catarinão 2024 mostrou o que foi esta fase da competição. Eletrizante do início da partida de sexta, entre Figuierense e Barra, passando pela folgada vitória do Avaí diante do Joinville, a emoção das cobranças de pênaltis em Itajaí, entre Marcílio Dias e Brusque e com a emoção do clássico do sul do Estado, entre Criciúma e Hercílio Luz.
O Hercílio Luz começou a partida indo para cima do Criciúma, que jogava em casa e com o apoio de 14 mil torcedores, no Heriberto Hülse. Criando boas oporunidades, o Leão levava perigo para o gol de Gustavo, principalmente com Anderson Ligeiro.
E foi através do atacante, em uma falha de Gustavo, que o Hercílio Luz colocou um balde de água fria no caldeirão do Heriberto Hülse, aos 23 minutos após um contra ataque rápido do time colorado, Anderson Ligeiro abriu o marcador para o time visitante.
O Criciúma foi para cima, em busca do gol de empate e, seis minutos após o gol do Hercílio Luz, Eder recebeu na área e fuzilou o goleiro Matheus para empatar o clássico e voltar a incendiar o caldeirão do Tigre.
O Criciúma continuava em busca do segundo gol e o Hercílio Luz, nos contra golpes tentava matar a partida, mas aos 40 minutos, após uma lambança do zagueiro Leo Rigo e do goleiro Matheus, a bola sobrou limpara para Renato Kayzer, com o gol escancarado virar o placar para os donos da casa. 2 a 1.
No segundo tempo, o Hercílio Luz voltou com tudo, em busca do gol de empate que levaria a partida para as cobranças de pênaltis, mas o Criciúma não estava disposto a deixar sair o gol do time visitante, só que aos 48 minutos do segundo tempo, FelipeMateus derrubou o atacante Vitinho dentro da área e o árbitro Rafael Traci marcou pênalti para o Hercílio Luz.
Clayton foi para a cobrança e goleiro Gustavo, se redimiu da falha no gol e defendeu a cobrança hercilista com o pé esquerdo, para delírio do torcedor carvoeiro. Após a cobrança, o Hercílio continuou pressionando até o árbitro apitar o fim da partida.
Agora, as semifinais ficaram da seguinte forma: quarta-feira, dia 20, no estádio dr. Hercílio Luz em Itajaí, Barra x Criciúma e no mesmo dia, na Arena Joinville tem Brusque x Avaí. Os jogos de volta acontecerão nos dias 23 e 24.
Texto: Sérgio Paulo Scharf DRT/SC 02685 JP
Fotos: Celso da Luz/Criciúma EC